Big Data

O conceito de “Big Dataâ€?, pode ser entendido por meio dos “5 Vsâ€?: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Volume: refere-se a quantidade de dados gerada diariamente.

Variedade: os dados são gerados por meio das mais variadas plataformas: e-mails, mídias sociais, documentos eletrônicos, entre outros.

Velocidade: dados são produzidos a todo o momento, não há pausa. Essa realidade exige monitoramento constante e em tempo real.

Veracidade: os dados mapeados são autênticos? É necessários certificar-se sobre a veracidade da fonte.

Valor: com investimento em Big Data, empresas, ONGs e governos esperam retorno (em suas diferentes formas).

Ushahidi: o uso do Big Data como ferramenta para mudança social

A Ushahidi é uma ONG que nasceu no Quênia. Por meio do armazenamento de informações, busca causar impacto social positivo. Utiliza, por exemplo, seu banco de dados para disseminar informação – em tempo real – sobre desastres naturais (como terremotos) e também monitorar eleições.

Os dados coletados pela ONG são disponibilizados em uma rede social, que alcançou 45 mil usuários no Quênia e se expandiu para outras áreas do globo. Hoje têm voluntários na Europa, América do Sul e nos EUA e o mapeamento que realiza atualmente pode ser visto como uma iniciativa que gera benefícios em escala global. Foi utilizada para facilitar o atendimento aos feridos no furacão que atingiu o Haiti em 2010, ajudou no mapeamento das áreas com energia elétrica após o furacão Sandy (EUA) e também serviu para a coleta de informações durante os conflitos na Líbia.

via Ushahidi |.