PNUD Brasil – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 é uma plataforma de consulta ao Ã?ndice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – de 5.565 municípios brasileiros, e a mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o Atlas Brasil 2013 facilita o manuseio de dados e estimula análises. A ferramenta oferece um panorama do desenvolvimento humano dos municípios e a desigualdade entre eles em vários aspectos do bem-estar.

Temas abordados: demografia, saúde, trabalho, renda, educação, habitação, vulnerabilidade social;

Perfil municipal: retrato resumido de cada município brasileiro;

Ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações.

Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político–administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município.

Os municípios brasileiros são peças importantes de um complexo mosaico, com inúmeros desafios, mas também enormes oportunidades. São mais de 5 mil territórios férteis em criatividade e experiências na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento local. Ao proporcionar um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas Brasil 2013 orienta caminhos e provoca a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.

via PNUD Brasil РPrograma das Na̵̤es Unidas para o Desenvolvimento.